Fundado em 1965, a Inapa é a única empresa portuguesa do setor da distribuição de papel na Europa com presença internacional e única cotada na Bolsa de Valores de Lisboa.
O Grupo Inapa é o principal distribuidor de papel na Europa Ocidental, com um volume de negócios anual de cerca de mil e duzentos milhões de euros, sendo mais de 95% originado em mercados internacionais. Ocupa uma posição de liderança no mercado Europeu de distribuição de papel e detém posições de relevo na distribuição de embalagem e comunicação visual, com vendas anuais de 1000 milhões de euros.
Com uma equipa de 1 652 colaboradores, o Grupo Inapa opera em 10 países – Alemanha, França, Bélgica, Luxemburgo, Espanha, Portugal, Áustria, Holanda, Turquia e Angola, ocupando uma posição de liderança nos principais mercados onde atua.
Em 1 de março de 1965 foi aprovado o requerimento do Dr. Joaquim Pedro Rasteiro para instalar uma fábrica de papel de imprimir e escrever, em qualquer distrito de Aveiro ou Coimbra. Consequentemente, a 24 de novembro do mesmo ano foi constituída a Inapa – Indústria Nacional de Papéis, SARL, pelos seus fundadores: Dr. Joaquim Pedro Rasteiro, Eng.º Vasco de Quevedo Pessanha, Eng.º Eduardo Rodrigues de Carvalho, Eduardo Furtado, Eng.º Carlos Marques de Sousa, Vasco Luís de Castro, António Brandão Veludo, Mário de Oliveira, Eng.º Justino Pereira da Cruz, Dr. Álvaro Braga da Cruz, Dr. Fernando Cruz e Socel – SARL Sociedade Industrial de Celuloses.
A Inapa foi constituída como um produtor de papel de impressão branco e foi a primeira fábrica de papel nacional em grande escala.
Situada em Setúbal, a sua unidade fabril nasceu semi-integrada com uma unidade produtora de celulose da Socel, empresa que foi nacionalizada em 1975 e deu origem ao que hoje é a Portucel. A Inapa manteve-se um produtor de papel até fevereiro de 2000, data em que vendeu os seus ativos industriais e centrou a sua atividade na distribuição de papel, que iniciou em 1978. Posteriormente, a Inapa alargou a sua atividade a duas novas áreas de negócio, a embalagem e a comunicação visual.
Com um volume de negócios anual aproximado de mil milhões de euros, mais de 95% originado em mercados internacionais, a Inapa é o principal distribuidor de papel na Europa Ocidental.
A sua atividade teve início em 1965, como a primeira fábrica portuguesa de papel em grande escala e, com a expansão das fronteiras geográficas do Grupo, a estratégia de negócio mudou e, além do foco na distribuição de Papel, a Inapa apostou em duas áreas de negócio com elevado potencial de crescimento e rentabilidade: Embalagem e Comunicação Visual.
Oferta de uma gama completa de produtos e serviços para a indústria gráfica e escritório (office), com o mais amplo portfólio de produtos de papel, consumíveis gráficos e de escritório e serviços de logística.
Soluções à medida e oferta de uma ampla gama de produtos de embalagem: caixas, filmes, cintas, fitas, enchimentos, sacos, etiquetas e equipamentos.
Distribuição de uma gama abrangente de produtos e serviços para impressão digital de grande formato: impressoras, tintas/tinteiros, media, software e assistência técnica.
No âmbito do desenvolvimento da distribuição de papel, a Inapa tem celebrado parcerias com empresas de referência no segmento dos consumíveis gráficos, o que tem permitido expandir o portfólio de produtos e fomentar o cross-selling na atual base de clientes.
As sinergias entre as duas áreas – distribuição de papel e fornecimento para a indústria gráfica – resulta num conjunto de vantagens para os nossos clientes.
Para proporcionar aos nossos clientes de papeis de escritório um serviço de excelência, a Inapa desenvolveu a área de distribuição de consumíveis de escritório - ‘Office Supplies’ – através da qual comercializa produtos desta gama em Portugal, Bélgica, França, Alemanha e Espanha, com um ponto de contacto e de fornecimento único.
As parcerias com operadores como a Spicers e a Waser permitem que os clientes tenham acesso uma vasta oferta de consumíveis de escritório. Destacamos também a parceria entre a Inapa Portugal e o grupo espanhol Liderpapel, que é o distribuidor exclusivo em Portugal de várias marcas de prestígio internacional.
Dispomos de uma oferta singular no que toca a serviços de armazenamento e transporte, derivada da experiência em logística e do conhecimento da indústria de papel que nos permite ser uma empresa de referência em serviços logísticos para a indústria gráfica e transformadora.
Temos uma posição privilegiada como operador logístico, que passa pela capacidade da área de armazenagem com mais de 200 mil metros quadrados e pelos cerca de 420 camiões em circulação todos os dias.
A embalagem tem vindo a ganhar importância no mercado por ser, em muitos casos, o primeiro contacto do cliente com o fornecedor e com o produto. Assim, o investimento das empresas neste domínio tem vindo a aumentar, o que tem potencializado a dinamização e o crescimento deste segmento. A par da distribuição de soluções de embalagem, a Inapa desenvolve também tecnologias e conceitos de embalagem únicos, oferecendo aos clientes não só a conceção da sua embalagem exclusiva, como ainda o serviço de embalamento e os serviços de logística que lhe possam estar associados.
Com operações na Alemanha, França e Portugal, este mercado apresenta múltiplas sinergias com a distribuição de papel, registando um elevado potencial de cross‑selling quer para os clientes da área gráfica, quer para os clientes do segmento de escritório (office).
As novas tecnologias de impressão, a inovação ao nível dos materiais de suporte e os novos conceitos de comunicação, em combinação com as impressoras de grande formato, levaram a Inapa a apostar no mercado da Comunicação Visual. Este engloba não só os materiais de impressão, mas também os consumíveis, a venda dos equipamentos de impressão, software e a respetiva manutenção.
As impressoras de grande formato operam entre os 60 centímetros e os 5 metros de largura, possibilitando o mais variado tipo de impressões num alargado conjunto de suportes, como o papel, lona, vinil, filme, tecido ou madeira. As aplicações possíveis são tão variadas como os painéis de publicidade exterior e interior, sinalética, impressões para utilização em móveis ou eletrodomésticos, coberturas publicitárias de edifícios e meios de transporte.
Com a aquisição da ComPlott em 2007, na Alemanha (atualmente Inapa ComPlott), a Inapa é hoje o terceiro maior operador neste mercado, contando com um portfólio alargado de produtos e serviços, com cobertura nacional.
Em 2013, o Grupo alargou este mercado a Portugal, com a aquisição da empresa Crediforma, um dos maiores distribuidores da HP na impressão de grande formato (atual Inapa Comunicação Visual). Em 2018, a Inapa France e a Inapa Espanha celebraram acordos de representação com fabricantes de máquinas, alargando as operações comerciais na área de Viscom nesses mercados.
As expetativas para esta área de negócio são positivas, quer em termos de desempenho e crescimento nos mercados onde já atua, quer ao seu alargamento a novos mercados onde a Inapa opera.
Este é um espaço dedicado ao público, desenvolvido e pensado exclusivamente para a área da impressão do grande formato e do packaging com o principal objetivo de apresentar aos clientes os equipamentos disponíveis e possibilitar que estejam sempre a par dos novos modelos e das novas tendências no mercado.
Na Inapa, estamos empenhados no desenvolvimento de uma cultura organizacional inclusiva e diversa que promova a igualdade de oportunidades dentro da empresa, o que também implica o crescimento das mulheres como líderes.
O reconhecimento do Projeto Women on Boards, com a integração da Inapa IPG no TOP-3 de empresas cotadas em bolsa com uma representação mais equilibrada entre mulheres e homens nos seus órgãos de administração nos anos de 2019 e 2020, reflete o percurso que tem vindo a ser percorrido pela Inapa sendo, por isso, motivo de elevada satisfação.
Em 2017, o Grupo adotou o Código de Conduta atualmente vigente em que define como principal objetivo da política de recursos humanos identificar e promover colaboradores qualificados, sublinhando, nos documentos por si divulgados e muito especialmente no seu relatório de sustentabilidade, que a experiência do Grupo tem demonstrado que equipas constituídas por homens e mulheres contribuem significativamente para o sucesso da empresa.
Para alcançar uma efetiva igualdade de tratamento e de oportunidade entre mulheres e homens, o Grupo Inapa desenvolveu o seu Plano de Igualdade de Género. A preparação deste Plano seguiu as diretrizes contidas no guia da CITE para a preparação dos Planos para a Igualdade.
A subsidiária portuguesa da Inapa é líder em Portugal na área de distribuição de papel, que representa 3% das vendas consolidadas. Neste país, o Grupo conta ainda com a Inapa Packaging para o negócio da distribuição de embalagem e com a Inapa Viscom para a área de Comunicação Visual.
A Inapa España é atualmente o terceiro maior player no mercado espanhol após a aquisição do negócio de distribuição de papel do Grupo Burgo em Espanha, sob a marca Ebix, em 2010. As suas vendas representam cerca de 3% das vendas consolidadas.
Com a aquisição da operação francesa da Papyrus em 2016, a Inapa France tornou-se o maior distribuidor de papel neste mercado. As vendas totais do Grupo nesta geografia representam aproximadamente 22% do volume de negócios. Na área de negócio de embalagem, o Grupo Inapa detém a Inapa Packaging SAS, a Semaq e a Embaltec SAS. No final de 2022, concluiu-se a aquisição da LOOS, empresa especializada na comercialização de equipamento de impressão e consumíveis para comunicação visual (Viscom) em França.
Na Bélgica e no Luxemburgo – com a Inapa Belgium - a Inapa está mais dedicada ao segmento “Office“, sendo líder na distribuição de papel nesse mercado. As vendas conjuntas destas geografias representam aproximadamente 1% das vendas totais de papel do Grupo.
A Alemanha é o maior mercado do Grupo, onde detém uma posição de liderança na distribuição de papel com a Inapa Deutschland - que resultou da fusão da Papier Union e da Papyrus Deutschland – representando aproximadamente 70% das vendas do Grupo. Nesta geografia, o Grupo detém também a Inapa Packaging e a Inapa ComPlott, nas áreas de Embalagem e de Comunicação Visual, respetivamente. Através da sua infraestrutura, realiza também a distribuição de papel na Áustria e Holanda.
Em 2013, o Grupo entrou no mercado Turco com a aquisição da Korda, empresa de distribuição de papel. A Korda está no top três dos distribuidores de papel neste mercado, sendo um dos poucos operadores com uma escala nacional através dos seus três armazéns (Istambul, Ankara e Gazientepe).